sábado, 28 de março de 2009


Direto de Campo Alegre...

final de semana com chuva! Que saudade disso. Aiiii, se eu pudesse apenas dormir, dormir e dormir... como seria bom!
Mas não... mais um final de semana que "tem" render em leituras e trabalhos. De novo o ponto alto foi a ida no super =(
Não que final de semana tem que ser o que há... mas simplesmente estou com saudade de fazer alguma coisa inútil. Se sobrar tempo quem sabe assista aos pingos se chocando no chão...



Abraasss

quinta-feira, 26 de março de 2009

Fazer o bem sem olhar a quem

Que experiência bacana hoje... fui na Rede Feminina de Combate ao Cãncer de SBS. Na disciplina de Clínica Pastoral temos como tarefa visitar uma entidade de assistência social, então Haidi, Susan e eu fomos lá. Sempre tive muita curiosidade de saber como funciona esse trabalho. Hoje posso dizer que sou fã!
A Rede funciona com voluntárias, aqui em SBS são 25 mulheres que dedicam seu tempo e esforço para a prevenção do câncer. Médicos, fisioterapeuta, enfermeira, psicóloga auxiliam tanto da prevenção, como no tratamento de casos.
Grupos de apoio e também apoio integral à pessoa com câncer (desde visitas, perucas, auxilio material) são realizados. É um trabalho fantástico. Como fico feliz em ver iniciativas como essa, traz uma esperança ao coração, uma vontade de fazer coisas boas! (Indico o texto abaixo pra quem quer saber mais sobre isso =D)


Bom, e por falar no hoje... xeeente, comprei uma cafeteira! É, eu tenho uma cafeteira(pelo fato do nescafé, adorado pelos solteiros preguiçosos, estar fazendo mal ao meu pobre estômago), isso me dá uma incrível sensação de que " a vida não é mais como era antigamente"... alguns chamam de vida adulta!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Depois de alguns dias de silêncio e de dois posts queridos (do Alex e da Bruna) volto a postar.
Sei lá, um desânimo me abateu. Meu eu-lírico ficou mudo! Talvez é o medo de me tornar repetitiva nos posts, já que desde que voltei às aulas tenho estudado, estudado e estudado. É sério gente, não é papinho pra parecer intelectual (longe de mim). Para vocês terem uma noção da minha vida social: no último final de semana o ápice foi a ida ao super! Não estou reclamando, estou curtindo muito esse momento de afinco aos estudos, mas o problema é que estou monotemática, em tudo, qualquer conversa vai parar em teologia!
Bom, cumprindo promessa em post anterior, a seguir vai o resumo sobre fé e obras em Lutero, a partir do livro "A Teologia de Martim Lutero" de Oswald Bayer:

O tema fé e boas obras conectam a dogmática e ética. Junta o que cremos com o que fazemos, ou ainda, interroga se Deus é o sujeito da ética.
O Sermão das boas obras (escrito por volta de 1520) é considerado a primeira ética evangélica, ressaltando a fé acima das boas obras. A fé enfatizada no sermão por Lutero é aquela que não parte de si mesma, mas a fé como cumprimento do primeiro mandamento: “Eu sou o Senhor, teu Deus”. A fé é colocada acima das obras, pois Deus é que opera a fé, fazendo com que o ser humano saia do seu egocentrismo (sua situação como pecador), passando a receber e dar adiante aquilo que recebeu da parte de Deus.
A fé é o motivo, o poder para abrir-se e passar adiante o recebido, sendo chamado por Lutero de opus operum (obra das obras): a obra de Deus que torna boa as obras humanas.
Para Lutero, o que determina uma boa obra não é aquilo o que o homem acha que é bom, mas aquilo que cumpre o mandamento de Deus. A boa obra acima de todas é a fé, obra esta, partindo de Deus.
Com tal posicionamento de Lutero, alguns passam a interpretar que a prática de boas obras estaria sendo proibida pelo reformador. Lutero enfatiza que sua preocupação e vontade é ensinar obras de fé realmente boas.
Na igreja medieval a prática de obras vigorava de modo que o povo comum cumpria os mandamentos “mais fáceis”, e os mandamentos mais difíceis deveriam ser cumpridos por monges e monjas. Em Lutero, a fé passou a ser critério da boa qualidade de cada obra. As atividades cotidianas, realizadas de modo que no coração do crente houvesse a confiança de que estivesse agradando a Deus eram consideradas boas obras.
Com o direcionamento para o Catecismo Menor, Lutero enfatiza o primeiro mandamento como base para a interpretação de todos os mandamentos seguintes. Antes disso os mandamentos eram encarados como uma sequência aditiva, partindo do primeiro mandamento.
O cumprimento da fé nas obras não é uma conseqüência cronológica ou psicológica em Lutero, mas inevitavelmente lógica.
Com base em passagens bíblicas de 1Co 13.13 e também Rm 13.8-10 vem a tona a pergunta qual é a relação entre fé e amor. Na tradição escolástica o amor ganha a primazia, devendo vir antes da fé. Lutero aconselha que amor e fé não devem ser dissociados nem serem colocados um acima do outro. Fé e amor são trazidos como inerentes um ao outro, sendo que a fé como obra divina em nós transforma-nos, não sendo possível parar de praticar o bem.
Por meio da fé é que o ser humano é um ser livre, mas ao mesmo tempo se torna servo de todos. O compromisso mútuo assim como a luta pelo reconhecimento mútuo foi decidida pelo fato de Deus entregar-se pobre ao mundo por meio de Jesus Cristo, tornando-nos ricos por meio de sua pobreza. Lutero diz que através da fé, a pessoa é motivada a cumprir os mandamentos de Deus, dando glória a Ele e pagando o que lhe deve, servindo aos outros de boa vontade dentro das possibilidades, pagando a cada um.
Lutero diferencia em dois aspectos fé e obras. O aspecto total é que uma pessoa que crê está justificada. Lutero fala também do crescimento na santidade como “eliminação diária de pecados e renovação de vida”, não sendo o santificado que deve ser digno de atenção, mas Deus como aquele que santifica e sua palavra sendo o meio da santificação.
A era moderna soma progresso ético com progresso metafísico, ou seja, a progressão que acontece no campo da moral (progresso ético) acaba fundindo-se com a ideia do alcance da salvação (progresso metafísico). Com isso aconteceu também a esquecimento do significado do Batismo. Progressão ética só é possível no retorno ao Batismo, afirma Bayer.
Em relação a ideia iluminista de progresso assim como a busca pietista pela santificação no trabalho pelo reino de Deus é preciso viver baseado na diferenciação de lei e evangelho para não cair em engano. Tanto para o não-cristão assim como para o cristão a pregação da lei, assim como do evangelho se faz necessária.
Lutero traz a tona o chamado de Paulo no Novo Testamento “fostes chamados para a liberdade” (Gl 5.13). É necessária para as consciências levianas a lei, mas as consciências angustiadas necessitam do evangelho. O chamado de Lutero ecoou adiante de sua época , sendo considerado por alguns o propulsor da liberdade moderna. Mas ao mesmo tempo permanece o paradoxo: Lutero foi revolucionário ou conservador? Libertário ou ordeiro?
Martim Lutero pode ser considerado um eticista a partir de prédicas intituladas: Das Três Hierarquias falando sobre a pobreza, castidade e obediência, os três votos monásticos. Problemas e temas éticos estão contemplados nessas questões relacionadas com o que diz o evangelho.
Sobre a pobreza, Lutero toma como base o encontro de Jesus com o jovem rico em Mateus 19. Jesus diz ao jovem para vender seus bens e dar o dinheiro aos pobres e depois disso diz para segui-lo. Esta é considerada a obediência perfeita. Com isso, Lutero critica São Francisco de Assis e sua ordem, que passou a viver não do trabalho de suas mãos, mas do trabalho dos outros, ele ciita ainda Diógenes, com seu desprendimento hipócrita.
O monasticismo encarava o discipulado como a tentativa de cumprir os votos de pobreza, celibato e obediência absoluta. Para isso, Lutero achava então que os monges e monjas deveriam desistir do mundo. Os anabatistas, que num primeiro momento se encaravam como cristãos originários da Reforma, queriam realizar um seguimento tão radical a Cristo, que passaram a viver somente de acordo com o sermão do monte. Para eles, ser um cristão verdadeiro é se abster de assumir compromissos civis. O caminho que Lutero propõe é um caminho do meio em relação ao monasticismo e ao anabatismo, caminho difícil de se seguir, já que é difícil até de entendê-lo.
O radicalismo itinerante apregoado por Jesus, com a exigência de abandonar tudo, não teria sido vivenciado na comunidade posterior, sendo que nas cartas de Efésios e Colossenses aparecem os “catálogos domésticos”, ou seja, considerações para serem relevadas na vida familiar, doméstica.
Em referência ao discipulado ou vida em casa, especialistas do NT e o próprio Lutero não permitiram que as duas fossem vivenciadas. Jesus, aquele que chama para deixar casa e família (Lc 14.26) também fala acerca do corbã, ou seja, da destinação correta das ofertas a Deus, não devendo ser retirado daquilo que é de destinação aos pais, esposa, filhos e irmãos sendo oferecido a Deus.
Lutero como eticista toma o caminho mais difícil fazendo a diferenciação entre a primeira tábua da lei (1º ao 3º mandamento) e segunda (4º ao 10º mandamento). Em relação aos primeiros três mandamentos tudo deve ser abandonado e suportado. Em relação a segunda tábua, ela também deve ser levada em consideração, sendo que Deus também pede o cumprimento desses outros 7 mandamentos. Para Lutero, tudo deve ser deixado, assim como tudo deve ser preservado, dependendo da perspectiva.
Quanto a pobreza conforme o evangelho, Lutero trata de como lidar com os bens e dinheiro, para ele, ricos são assim chamados pelo evangelho aqueles que põem sua confiança em seu dinheiro e bens e não em Deus. Lutero ressalta também a avareza como o encurvamento em si mesmo, ingratidão, detectando-a como uma ação demoníaca, sendo que se rompe o processo de receber e dar, desligando-se do ciclo da vida.
Assim como a avareza é uma forma errada de se lidar com aquilo que é necessário para a vida humana, pervertendo o que é bom, a incastidade também é uma forma errada de lidar com o que Deus implantou no homem: a energia sexual. A castidade de acordo com o evangelho para Lutero não é a negação do instinto sexual, mas o uso apropriado dentro do matrimônio. Assim também o celibato não é condenado por Lutero, desde que parta do indivíduo para atender melhor a vocação.
O chamado a liberdade feito por Lutero constitui também a verdadeira obediência, dizendo respeito a cada um, reafirmando a verdade encoberta pelo voto monástico de que o ser humano somente é ser humano como ouvinte, somente é ser humano quando todo ouvidos. Ou seja, o ser humano ouvindo e respondendo, ele não apenas pode falar, mas tem que responder e responsabilizar-se. Obediência é a estrutura básica para a sociabilidade do ser humano. Discipulado tem valor quando é vivido no mundo, tendo relevância no viver diário.
A ética de Lutero conferiu nova relevância à pobreza, castidade e obediência, que haviam sido pervertidas pelo voto monástico. No Catecismo Menor cada mandamento retoma o primeiro, constituindo o reverso do evangelho. O Deus triuno que se dá, é o fundamento da ética cristã, permitindo uma vida liberta, na vinculação das prescrições da vida doméstica e também da ética do discipulado.


ABRAAASSS

quarta-feira, 11 de março de 2009

Aquilo que os jornais não dizem...

Missionário é eletrocutado em Ijuí
Homem encostou em um fio desencapado.

Um missionário foi eletrocutado nesta manhã, em Ijuí, no noroeste do Estado. Alair Scheidt Junior, 29 anos, encostou em um fio que tinha uma parte desencapada, por volta das 8h30min, quando subia no telhado da sede da Missão Evangélica União Cristã, no centro do município. O missionário iria fazer reparos na cobertura. Scheidt morreu no local. Ele era natural de Santa Catarina.

(Jornal Zero Hora online)

É, o referido missionário se formou aqui na FLT em 2007, para nós era o Júnior! Andava com a tobata do lar Filadélfia pra cima e pra baixo sempre ajudando a carregar alguma coisa, trabalhando em algo... eu o conhecia antes de estudar aqui na FLT, mais precisamente dos retiros de adolescentes da MEUC nos quais eu participava e ele era o "tio Júnior". Desde que o conheci já era casado com a Andréia, ou a "Déia"... casal jovem e cheio de ânimo para servir ao Senhor.
Já por esse arraial, participamos do primeiro aniversário da Fabíola, ou a "Bia", filha do Júnior e da Déia hoje com 4 anos. Eles moravam lá na casinha do lago... a casa tinha a cara deles!
Pois é, essas coisas todas a matéria não trouxe. Não falou também da jovem Déia e da Bia! Não dá pra entender... não sei se nos cabe entender!
Sabemos que o Júnior está bem agora... está junto do nosso Pai! Cabe-nos saber isso, chorar o luto e estar junto da família em orações, apoio e no que for possível!

É, tinha esperanças que a quarta pudesse ser melhor!

Abraasss

terça-feira, 10 de março de 2009


Que bom que amanhã é quarta... me limito a isso!

domingo, 8 de março de 2009


A primeira semana em São Bento passou... ah, já fui pra casa e voltei também! É, final de semana em casa é quase praxe!

Estou aproveitando esse momento depois da chuva no qual olho pra fora da janela e vejo a grama verde... muito verde, contrastando com as persianas azuis das janelas da faculdade e com os banquinhos vermelhos entre as árvores. Esse momento é um daqueles momentos em que tudo mais na vida está em ordem... muito bom!!!

Por falar em bom... Lutero! Estou encantada com alguns escritos dele, entre eles: fé e boas obras! Deixa só eu entregar minha resenha pro Schwambach que depois eu coloco ela aqui!

Então, volto para as coisas de baixo, como pintar as unhas de vermelho


Até

Abraaasss

quinta-feira, 5 de março de 2009


Que coisa, hein, apareceram pintinhos... é pintinhos
no quarto das gurias do CBB! Háháháhá...

quarta-feira, 4 de março de 2009

De volta a São Bento do Sul. Tenho que confidenciar que SBS não é uma cidade que eu ame de todo meu coração. Sei lá, tem alguma coisa aqui com a qual não consigo me acostumar!
Mas em compensação o arraial da FLT, ah, esse arraial. Depois de uns 7 meses longe daqui, volto e me sinto em casa. As araucárias, as flores, esquilos, bugios (é, tem bugios aqui), as trilhas pra caminhada, o gramado ideal pra deitar e passar a tarde lendo ou apenas tentando adivinhar qual desenho as nuvens estão brincando em fazer... tudo tão maravilhoso! Ah, tem também os amigos, sejam os da turma ou dos outros anos ou ainda os calouros do bacharel e cbbistas, novas pessoas a conhecer e aprender a conviver. Dá um aperto no meu coração em pensar que esse é meu último ano por aqui... mas outros horizontes vão surgir.

É, pra primeira semana já dá pra sentir o gostinho de ser uma aluna do quarto ano. Todo o conhecimento dos anos anteriores e mais ainda o que tenho a aprender nesse ano... uau! Estou tão animada. E fora que todo os outros alunos nos olham com certo "respeito", hehe!

Enfim, estou feliz pelo começo desse semestre letivo.

Bom, os recados:
Pelotenses - a saudade tá bem grande daí... tchê, preciso de um bauru... hehe. Ah, até que enfim estou perdendo os acumulos de energia que se reverteram em quilos a mais!
Aos que acompanham isso aqui: Prometi nuns posts passados uns outros posts... eles vem ainda!

E gente: vivamos 2009!!!

Abraaasss