segunda-feira, 17 de novembro de 2008



"Eu escolho a cruz"

Esse foi o tema do 2° Encontrão Jovem Regional Sul (EJRS), o qual eu tive o prazer de ajudar a coordenar e participar.
Eu escolho a cruz... me pergunto: eu escolho mesmo? Todo dia eu escolho tomar a cruz, até ficar com as marcas dela, para por uma coroa trocar (cf. Martin Luther King)?
A resposta é NÃO... eu nem sempre escolho a cruz, infelizmente, muitas vezes eu não escolhi a cruz. Escolhi aquilo que talvez fosse mais vantajoso para mim naquele momento...

A busca pela escolha mais fácil tristemente é uma característica da raça humana. A busca por uma falsa liberdade, pela sensação de ter o domínio da situação... não consigo não pensar no fatídico episódio do Éden, da queda.

Somente através da cruz é que há liberdade, onde há reconciliação com Deus, onde conseguimos nos entender como criaturas amadas pelo Criador, onde a minha vontade se torna sujeita a Deus... isso não seria possível sem sacrifício, sem o sacrifício do próprio Deus por meio de Jesus Cristo e a morte na cruz. Os palestrantes do EJRS, os canadenses Scott e Patsy do acampamento Quest de Santa Catarina fizeram uma ótima comparação: os pregos são para cruz assim como a obedência é para vida.

Apesar de nem sempre escolher a cruz e de que para muitos ela é um símbolo que traz tristeza, contrição, angústia não consigo encará-la dessa forma.
Vejo nela uma expressão amor... um amor sem medidas, que eu, na minha limitação não consigo entender, mas no qual eu posso viver!
Vivendo nesse amor que emana da cruz quero sim optar por ela... quero livrar-me da tendência pelo conforto egoísta coma ajuda de Deus e poder dizer: eu escolho a cruz!

Abraaass

Nenhum comentário: