quinta-feira, 18 de junho de 2009

Upando, twittando, linkando, amando

Após 3 tentativas frustradas de upar um vídeo (quando a internet por aqui melhorar vou postá-lo) me deparei com a chamada de matéria da Veja no Twitter (cada vez mais estou gostando dessa inutilidadezinha internética). Abaixo segue trecho do artigo:

"Prevenção não acompanha avanço da liberdade sexual
18 de junho de 2009

A prática de sexo casual no país cresceu 132% em quatro anos, revela pesquisa feita pelo Ministério da Saúde. Em 2008, 9,3% dos entrevistados informaram que tiveram mais do que cinco parceiros casuais no ano anterior. Esse índice era de 4% em 2004. Porém, o que preocupa a pasta é que o comportamento veio acompanhado por outra mudança perigosa: a tendência de queda do uso do preservativo. Em 2004, 51,6% diziam usar a camisinha em todas as parceiras eventuais. Esse porcentual caiu para 46,5% em 2008. Na pesquisa, foram entrevistadas 8 mil pessoas, de 15 a 64 anos, em todas as regiões do Brasil.

A pesquisa, a maior feita no país sobre o assunto(...)

(...) 10% dos homens apresentaram pelo menos um parceiro do mesmo sexo na vida (quase o dobro do que foi apresentado pelas mulheres: 5,2% tiveram relações com parceiras do mesmo sexo) (...).

(...)Feita com 8.000 entrevistados, a pesquisa revela um fato intrigante. Apesar de ser registrada uma tendência de queda no uso de preservativos, a população brasileira apresenta um elevado conhecimento sobre a infecção e prevenção de Aids.De acordo com o estudo, mais de 95% da população sabe que o uso do preservativo é a melhor forma de se evitar a contaminação. Segundo o ministério, esse é um dos índices mais altos do mundo. Um estudo feito com 64 países mostra que 40% dos homens e 38% das mulheres entre 15 a 24 anos tinham conhecimento exato sobre como evitar a transmissão do HIV."

Eu não sei como reagir a essa matéria... vem uma vontade de dizer : "eu já sabia" e ao mesmo tempo vontade de chorar. Chorar diante de uma política pública de estimulação ao sexo desenfreado, chorar diante de números crescentes de experiências homossexuais, chorar diante a um povo que sabe dos riscos que corre em relação a Aids (um dos perigos) e ainda assim não toma medidas cautelares.

Tal artigo linka com outro artigo que li essa semana no blog do Marcos Botelho referente a como falar de sexo antes do casamento a jovens e adolescentes sem cair no jargão do "não pode, é pecado" ou então nem tocar no assunto. Ele coloca que o caminho para se guardar até o casamento é motivada por amor a Deus e ponto.

"Se nós nos aproximarmos de Deus de tal forma que nos relacionemos com Ele como amigos íntimos, entenderemos o que Ele fez na cruz por nós. Aí sim começaremos a entender que não temos que obedecer a bíblia para não ir para o inferno ou para não receber castigo de Deus, mas sim porque amamos e somos gratos para com aquele que nos salvou.
Alguns podem até cair, pois nem sempre permanecemos focados em Deus, mas assim que o Espírito nos lembra do evangelho, voltamos a querer, acima de nossas vontades, agradá-Lo em gratidão."


Não podemos esperar amor a Deus de uma humanidade que não O conhece, mas podemos começar pregando desse amor, vivendo-o num mundo caótico. Eu prefiro não me calar nem me ausentar de fazer a minha parte!

Nenhum comentário: